Tela inicial

Site Inmetro



Principal » Consulta » Apresentação


Portarias de Aprovação de Modelos de Instrumentos de Medição
Apresentação   
 

A base de dados de Portarias de Aprovação de Modelos é o dispositivo legal para a comercialização dos diversos instrumentos de medição do país. É parte do esforço empreendido pelo Governo para modernizar a atuação do Estado nas questões que envolvem a garantia dos diversos instrumentos de medição comercializados no país.

Uma Aprovação de Modelo é a decisão que reconhece que um modelo de instrumento de medição ou medida materializada satisfaz as exigências regulamentares.

Esta decisão é tomada após a realização da Apreciação Técnica de Modelo, que consiste em exame feito através de estudo da documentação, inspeção visual e ensaios em um ou mais exemplares do modelo, conforme definido nos Regulamentos Técnicos Metrológicos.

Na opção "Informações Complementares" você encontra: o texto completo de todas as portarias de Aprovação de Modelo publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U.), a partir do ano de 1995; as respectivas portarias correlacionadas; e outras informações que eventualmente podem modificar a efetividade da portaria consultada.