Tela inicial

Site Inmetro



Principal » Consulta » Apresentação


Portarias de Autoverificação e de Postos de Ensaio Autorizados
Apresentação   
 

Esta base de dados apresenta o texto completo das Portarias de Autorização para Postos de Ensaio Autorizado e para Auto Verificação (Base PEA/AV), publicadas no Diário Oficial da União.

Posto de Ensaio Autorizado é a pessoa jurídica ( concessionária de serviços públicos de fornecimento de água, energia elétrica e gás, ou reparadoras) cuja unidade organizacional, própria ou contratada, situada em território brasileiro receba autorização para proceder os ensaios da verificação após reparos em instrumentos de medição, sob supervisão metrológica do Inmetro e de seus órgãos delegados.

Auto-verificação é o conjunto de ensaios aplicado a um instrumento de medição, como parte do controle metrológico. É realizada pelos fabricantes ou importadores de instrumentos de medição. Estes submetem-se à supervisão metrológica do Inmetro e de seus órgãos delegados, para comprovar que atendem às condições prescritas para a sua aprovação dos instrumentos em verificação inicial.

Nas consultas, não deixe de acessar o link Informações Complementares, pois apresenta informações que eventualmente podem modificar a efetividade da portaria consultada. Para esclarecimentos adicionais, favor consultar a Portaria Inmetro nº 66/2005.