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8/6/2018   
.: Ouvidoria do Inmetro promove seminário em comemoração aos 18 anos de atuação :.

Criada em maio de 2000, a Ouvidoria do Inmetro completou 18 anos somando mais de 600 mil atendimentos realizados. Para celebrar, foi realizado, no dia 28 de maio, o seminário “Ouvidorias Públicas em Perspectiva – Debatendo Novos Cenários, Marcos Legais e Políticas Públicas”, no auditório do Sebrae, no centro do Rio de Janeiro. Mais do que um evento comemorativo, foi um momento de reflexão sobre o novo papel das Ouvidorias na promoção da transparência, da participação cidadã e do controle social das atividades públicas.

O seminário contou com a presença de aproximadamente 75 pessoas, a maior parte integrante da força de trabalho do Inmetro e de seus órgãos delegados, que formam a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade. O diretor de Planejamento e Articulação Institucional, Luis Machado, representou o presidente do Inmetro no evento. Entre os palestrantes, estavam o ouvidor geral da União, Gilberto Waller Junior, e o fundador e presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

A ouvidora do Inmetro, Marcia A. Almeida, falou, na abertura do evento, sobre transformações recentes em nossa sociedade, como a implementação de políticas públicas voltadas à transparência e à aproximação da relação entre governantes e cidadãos. “São mudanças que afetam de forma positiva e definitiva o trabalho das Ouvidorias”, disse.

A ouvidora do Inmetro, Marcia A. Almeida, falou, na abertura do evento, sobre as transformações recentes em nossa sociedade

O ouvidor geral da União, Gilberto Waller Junior, foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre políticas públicas em Ouvidoria. Ele explicou as três estruturas possíveis – órgão interno com mandato; órgão interno sem mandato e órgão externo –, mas ressaltou que o fundamental é atender bem o cidadão. “Em teoria, a Ouvidoria deveria ser um canal de participação social, de controle social, de gestão e de simplificação dos serviços públicos”, afirmou.

O ouvidor geral da União, Gilberto Waller Junior, foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre políticas públicas em Ouvidoria.

O ouvidor geral da União alertou, ainda, que não basta atender as manifestações dentro do prazo legal, sendo fundamental saber o que deve ser tratado de forma imediata. Para aprimorar o trabalho, novas tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas. "Estamos testando ferramentas de chatbot e de Inteligência Artificial, para atendimento ao cidadão por meio de chats pela internet", anunciou.

O fundador e presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, ministrou uma palestra intitulada “A Disruptura do Consumidor”. Ele contou a história do site, que deve chegar à marca de 50 mil reclamações por dia em 2018 e que recebe 15 milhões de visitas por mês, sendo o quinto site brasileiro com o maior número de acessos.

O fundador e presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, ministrou uma palestra intitulada “A Disruptura do Consumidor”

Vargas falou sobre o papel estratégico das ouvidorias, que acumulam uma grande base de dados sobre os cidadãos e os serviços públicos, e levantou a possibilidade de uma parceria entre o Inmetro e o Reclame Aqui. “O Inmetro inspira credibilidade. Quero propor uma parceria com o Instituto, para colaborar com serviços melhores para o cidadão”, afirmou.

Na parte da tarde, a ouvidora do Inmetro, Marcia A. Almeida, abriu o painel “Marcos Legais – reposicionando a atuação das Ouvidorias na gestão pública” falando sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos garantidos pela Lei nº13.640/2017. “As Ouvidorias passam a ser a unidade, dentro do órgão, com a responsabilidade de atuar na garantia dos direitos dos usuário”, disse.

Equipe da Ouvidoria reunida no seminário

Também participaram do painel, pela CGU, o coordenador-geral de Governo Aberto e Transparência, Marcelo Vidal; a coordenadora substituta do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, Carla Arede; e a chefe do serviço da Coordenação-Geral de Recursos de Acesso à Informação, Luíza Galiazzi. Eles falaram sobre a Política Nacional de Dados Abertos (Decreto nº8777/16), o papel da autoridade de monitoramento na Lei de Acesso à Informação (Decreto nº 7724/12) e a gestão dos recursos de acesso à informação pela CGU, respectivamente. Em seguida, os participantes puderam fazer perguntas, em um debate mediado pelo ouvidor do Sebrae, Walcyr Borges.

No encerramento do Seminário, Marcia A. Almeida, entregou placas de agradecimento pela contribuição ao longo dos 18 anos da Ouvidoria a representantes da Diretoria de Metrologia Legal (Maurício Condessa), da Coordenação-geral de Acreditação (Wagner Guedes) e da Diretoria de Avaliação da Conformidade (o servidor aposentado Adelgício Leite), que são as áreas que mais recebem demandas pela Ouvidoria, além da servidora aposentada e ex-ouvidora do Inmetro por 16 anos, Julieta Simas, e do presidente do Instituto (representado pelo diretor de Planejamento), Carlos Augusto de Azevedo.

No encerramento do Seminário, Marcia A. Almeida, entregou placas de agradecimento pela contribuição ao longo dos 18 anos da Ouvidoria a representantes de diretorias do Inmetro


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