Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

6/4/2018   
.: Inmetro coordena Ensaios de Proficiência de emissões de automóveis e motocicletas :.

A avaliação das emissões de gases poluentes por automóveis é fundamental ao controle da qualidade do ar e à redução da poluição atmosférica. Para contribuir com a melhoria das técnicas de medição de emissões dos laboratórios e aumentar a confiança nos resultados, está em andamento a 9ª rodada dos Ensaios de Proficiência de emissões de automóveis. Coordenado pelo Inmetro, o EP conta com a participação de 23 laboratórios que realizam análise de emissões veiculares no Brasil.

Nesta rodada, serão analisados diversos parâmetros, como determinação da emissão de monóxido de carbono e de dióxido de carbono, da autonomia urbana e em estrada, entre outros. O objetivo é que os laboratórios possam avaliar seus resultados e, a partir disso, aprimorar seus procedimentos, para atingir medições cada vez mais exatas. “O Ensaio de Proficiência é desenvolvedor de laboratórios. Ele oferece um raio-x da situação ao comparar pares e ver qual o nível de medição de cada um deles”, explicou o chefe do Laboratório de Ensaios e Análises Fisico Químicas (Dimci/Dimqt/Lafiq) do Inmetro, Marcelo Alves.

A participação no EP é voluntária e gratuita. No caso das emissões de automóveis, a única exigência é que o laboratório faça parte da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), parceira do Inmetro na iniciativa. Os participantes são identificados por códigos individuais, de forma que cada um só tenha acesso ao seu próprio resultado, que será publicado no site do Inmetro em outubro.

Nesta rodada, o item de ensaio será um veículo modelo Tucson, cedido pela Hyundai, que será transportado aos laboratórios participantes. Para garantir a estabilidade do item, são feitos ensaios no início e no fim do ciclo, além do primeiro laboratório repetir seus ensaios no início, no meio e no final do processo.

O Inmetro também realiza Ensaios de Proficiência de Emissões de Motocicletas. Já foram concluídas cinco rodadas e a sexta terá início em breve, com a participação de 15 laboratórios.

“Estamos iniciando, ainda, um novo projeto, para o desenvolvimento de laboratórios para avalição de automóveis diesel. Identificamos que havia esta demanda no mercado e nos preparamos para atender”, completa Marcelo.

Motores diesel

Pela primeira vez, o Lafiq também está coordenando uma Comparação Interlaboratorial (CI) em ensaios de emissões em motores diesel, com a participação de 16 laboratórios que realizam análise de emissões em bancos dinamométricos de motores ciclo Diesel no Brasil. O objetivo é comparar os resultados para os ensaios propostos, contribuindo para a melhoria contínua das técnicas de medição do consumo e de poluentes regulamentados.

Motores Ciclo Otto

Em 2017, foi feita, ainda, a primeira comparação interlaboratorial em motores do ciclo Otto, em que foram propostas as avaliações dos parâmetros torque corrigido em N.m e potência corrigida em kW. A CI contou com 19 participantes, que têm a oportunidade de rever seus procedimentos de análises e de implantar melhorias nos seus processos.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY