.: Inmetro e Instituto de Pesquisa Coreano reafirmam parceria :.

Nesta quarta-feira (10/04), a presidente do Inmetro, Angela Flôres Furtado, reuniu-se com o vice-presidente do KTR – Instituto Coreano de Ensaios e Pesquisa, Man Hyun Choi. Eles assinaram a confirmação de interesse em uma cooperação que existe entre os institutos e que prevê ações nas áreas de avaliação da conformidade, metrologia e acreditação, bem como atividades de cooperação e convergência regulatória.

Durante o encontro, os dois líderes falaram sobre a importância de contribuírem com as empresas de seus países no aumento da competitividade e no acesso a mercados internacionais. “É muito importante para nós fazer com que o Inmetro trabalhe em cooperação com o setor produtivo. Temos o mesmo interesse em promover o desenvolvimento nos dois países”, afirmou Angela Flores Furtado.

O vice-presidente da instituição coreana ressaltou a importância de conhecer as regulações brasileiras e as tendências regulatórias no País, o maior mercado consumidor da América Latina, para subsidiarem as empresas coreanas com informações qualificadas, especialmente sobre os aspectos relacionados a segurança e eficiência energética.

A coordenadora-geral de Articulação Internacional do Inmetro, Lea Contier, explicou que todas as regulações do Inmetro seguem os prazos e procedimentos estabelecidos pelo Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio, ficando por consulta pública durante 60 dias, para manifestação dos atores interessados. Além disso, colocou o Inmetro à disposição para esclarecer o que significa cada item da regulação e lembrou a possibilidade do KTR buscar acreditação em escopos específicos de interesse para as atividades exportadoras.

Também participaram da reunião o chefe e o pesquisador da equipe de Desenvolvimento de Negócios Globais do KTR, Jong Min Lee e Jae Ho Ko, e o gerente do Centro Tecnológico de Cooperação Korea-Brazil, Chang Hoon Shin. Pelo Inmetro, estiveram presentes os integrantes da Coordenação-Geral de Articulação Internacional, Diego Pizetta, Raissa Veloso, Maria Luíza Martins e Annalina Camboim.