.: Reunião internacional de organismos de acreditação reforça cooperação entre países da América :.

Dispositivos médicos e sistemas de gestão de energia são os novos escopos de acreditação inseridos nos acordos multilaterais de reconhecimento renovados durante a reunião do Comitê Executivo da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC). O evento reuniu representantes de 18 países da América no Centro de Convenções da Firjan, no Rio de Janeiro, entre 16 e 21 de março.

“Os acordos de reconhecimento mútuo constituem um mecanismo estruturado que asseguram a confiança nos resultados gerados na acreditação para todas as partes interessadas, quer sejam governos, cidadãos, reguladores, entre outros”, explicou Andrea Melo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro e vice-presidente da IAAC. Na prática, acordos como os estabelecidos no âmbito da IAAC permitem que certificações, inspeções ou ensaios realizados em um País sejam aceitos em outros, sem necessidade de serem refeitos, facilitando o comércio e impulsionando a economia.

Comitê Executivo da IAAC reunido no Centro de Convenções da Firjan, no Rio de Janeiro.


Durante o encontro, houve discussões sobre melhores práticas de avaliação de pares e harmonização de critérios internacionais de acreditação, além da preparação da Assembleia Geral e das reuniões dos subcomitês técnicos que acontecerão em setembro, no México. “A IAAC apoia os países da região e busca manter o ambiente de harmonização, cooperação e tecnicamente embasado em regras internacionais, sendo capaz de absorver e adaptar-se às mudanças globais para continuar assegurando a confiança no sistema regional de acreditação”, falou Andrea Melo.

Organizado pelo Inmetro e pela IAAC, o evento contou com o apoio da Firjan, da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), do PCN – organismo de certificação de produtos e do PTB, órgão congênere ao Inmetro na Alemanha.