.: Pesquisadores do Inmetro participam como orientadores e professores do programa Erasmus Mundus :.

Os pesquisadores Werickson Rocha e Rodrigo Senna, da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimci/Dimqt), participaram como orientadores da segunda parte do programa de cooperação internacional Erasmus Mundus, desenvolvido com apoio do NIST e do Inmetro.

Financiado pela Comissão Europeia, o Erasmus Mundus permite a mobilidade de alunos, pesquisadores e professores. O encerramento das atividades aconteceu em fevereiro, na cidade de Gaitherburg, nos Estados Unidos.

Nesta edição, denominada “Erasmus Mundus Master in Quality in Analytical Laboratories (EMQAL)-The European Master for Laboratory Accreditation”, Werickson Rocha e Rodrigo Senna lecionaram, respectivamente, as disciplinas: “Metrologia em Análises Químicas: um Curso Prático” e “Conceitos básicos em metrologia aplicados a medições espectométricas: exemplos práticos em rastreabilidade e incerteza de medição”, na Universidade de Cadiz, Espanha.

Pesquisadores do Inmetro, Werickson Rocha e Rodrigo Caciano Senna, no centro da foto, com alguns dos alunos do programa Erasmus Mundus em sala de aula.

“É um prazer ser convidado para participar de um programa com instituições de excelência, mostrando que as atividades desenvolvidas na Dimci/Dimqt são reconhecidas internacionalmente, o que comprova a competência e qualificação dos pesquisadores do Inmetro” disseram os servidores.

Além das disciplinas ministradas, os pesquisadores deram uma palestra e participaram das discussões sobre metrologia com outros pesquisadores e alunos da Universidade de Barcelona. Nos cursos, participaram estudantes da Espanha, México, Brasil, Ucrânia, Argentina, Malásia, Bósnia, Iraque, Egito, Filipinas e Holanda.

Werickson Rocha também lecionou a disciplina “Técnicas quimiométricas básicas” nos Estados Unidos e participou como orientador, com outros colaboradores do NIST e de várias universidades europeias, de cinco projetos: Alimentos e Produtos Agrícolas: Caracterização e Autenticação; Petroleômica: Avaliação de Adequação de Combustíveis Alternativos; Avanços nas Medições de pH para Aplicações no Mundo Real; Metalômicos Químicos e Especiação Química em Sistemas Biológicos; e Ferramentas de Qualidade de Dados para Metabolômicos e Diagnósticos Clínicos.

Werickson Rocha, pesquisadores do NIST e alguns dos alunos que desenvolveram os trabalhos de pesquisa listados acima.