.: Inmetro coordena Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade :.

Na última quarta-feira (14/06), o pesquisador da Coordenação-Geral de Articulação Internacional Rogério Corrêa fez uma apresentação, no auditório do Rio Comprido, sobre a Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade, iniciativa lançada pelo Inmetro, no início deste mês, para ser um centro de referência para as discussões sobre o tema no País.

Um dos objetivos da Plataforma é mapear e discutir as Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS) que afetam a economia brasileira, o mercado doméstico e o acesso a mercados externos, gerando conhecimento para atores públicos e privados afetados pela temática. “Queremos propor soluções e sugestões para políticas nacionais voltadas às questões econômicas, sociais e ao meio ambiente, visando mitigar os custos para as empresas e os problemas das NVS”, explicou Rogério.

Para atingir os objetivos pretendidos, serão desenvolvidos estudos e análises que forneçam ao Governo Brasileiro informações robustas sobre as Normas Voluntárias de Sustentabilidade e suas implicações, além de serem identificados os setores produtivos e os grupos de produtos específicos que estão sendo mais afetados pelas NVS.

De acordo com Rogério Correa, também serão realizadas análises comparativas com as experiências de outros países sobre o assunto. “Esse é um tema muito novo e nosso objetivo é gerar material de referência para a discussão, subsidiando o setor público no desenvolvimento de políticas adequadas e as empresas que queiram se certificar”, sintetizou.

O pesquisador lembrou que empresas que se pautam por valores de sustentabilidade, muitas vezes, têm resultados que vão além do acesso a mercados. “No esforço de cumprir requisitos de normas, empresas fazem trabalho de melhoria de gestão e acabam tendo ganhos de competitividade marginais”, afirmou.

Todo o material produzido pela Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade ficará disponibilizado no site do Inmetro, para consulta pelas partes interessadas.

Além do Inmetro, a proposta é que a Plataforma tenha um Comitê Gestor formado por representantes dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Meio Ambiente (MMA) e das Relações Exteriores (MRE), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

A gestão da Plataforma também contará com o apoio do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC), fórum composto de agentes públicos e privados que promove debate qualificado, participativo e de gestão das demandas associadas às exigências técnicas e suas negociações comerciais.