.: Inmetro oferece novos serviços em acreditação :.

O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), está oferecendo novos serviços de acreditação de ensaios a laboratórios, que contribuirão para ampliar a segurança, a confiabilidade e a qualidade em indústrias de diversos segmentos do mercado brasileiro.

O ensaio em vestimentas de proteção contra calor e chama para a previsão do grau de queimadura, por meio do uso de manequim instrumentado, com base nas normas ISO 13506:2008 e ASTM F1930:2015, passa a fazer parte do portfólio de serviços de acreditação ofertados pela Cgcre vinculados à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Esse tipo de vestimenta tem grande importância para a proteção do trabalhador em companhias elétricas, indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, químicas, petroquímicas e de bioenergia, onde acidentes gerados por arco elétrico ou fogo repentino são recorrentes.

O ensaio de previsão do grau de queimadura auxilia a indústria produtora de roupas de proteção no desenvolvimento de produtos mais eficazes e, por outro lado, permite aos setores compradores a distinção entre o produto melhor e o pior, entre o mais e o menos adequado para o seu tipo de atividade.

Já os ensaios de ruídos, velocidade de face, fluxo de ar e iluminância em capelas de exaustão de gases, também conhecidas como capelas químicas, são vinculados à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. A cabine é um equipamento de proteção coletiva (EPC) usado em laboratórios e ambientes onde haja manipulação de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais à saúde. Esses ensaios devem atender a quaisquer indústrias que mantenham laboratórios desse tipo, tais como de produtos químicos, medicamentos, produtos têxteis, de limpeza e cosméticos.

Informações detalhadas sobre os passos para obter a acreditação desses serviços podem ser obtidas na página

http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_lab.asp