|
O PPGBiotec possui uma área de concentração em Biotecnologia, e a área visa a formação de pesquisadores/tecnologistas de alto nível científico que compreendam os níveis de interações moleculares, celulares e sistêmicos dos processos biológicos, com uma visão pluridisciplinar das diversas áreas da Biologia (ex: Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Biologia Computacional e Toxicologia), com interconexões com outras áreas, como Química, Física e Materiais e aplicadas para o desenvolvimento da Biotecnologia Industrial, apresentando como diferencial a produção de materiais de referência e métodos normatizados para caracterizacão de bioprodutos de forma a garantir a qualidade e a superação de barreiras técnicas.
Biotecnologia Industrial:
visa prospecção de: A) Produtos bioativos, sejam de origem sintética, ou natural com potencial aplicação na área de biocombustíveis (bioetanol e biodiesel, plástico (bioplastia) bioprodutos terapêuticos ou para diagnóstico. B) função de moléculas e macromoléculas nos mais diversos sistemas biológicos, incluindo os processos fisiológicos (ex: hemostasia, osteogênese e sistema imunológico), patológicos (ex: câncer, trombose, infecções virais, bacterianas ou parasitárias) ou genéticos. Produção de material de referência para calibração de equipamentos e suporte a comparações interlaboratoriais com base nos requisitos das boas práticas de laboratório ou ISO 17.025, visando à melhoria dos ensaios biológicos, bem como desenvolver instrumentação analítica para calibração e análise biológica.
Biotecnologia Aplicada à Saúde e Ambiente:
visa à investigação do funcionamento das células nos mais diferentes processos fisiológicos (ex: sistema imunológico, sistema sanguíneo, etc.) e patológicos (ex: câncer, leishmaniose, lepra, doença de Chagas, etc) incluindo o padrão de resposta/sinalização destas células frente aos mais diferentes estímulos (intra e extracelulares) e ferramentas de modelagem molecular, no intuito de compreender ainda as interações sistêmicas e in vivo, via os diferentes modelos experimentais a serem utilizados, e desenvolver modelos preditivos com ênfase na determinação de parâmetros metrológicos (ex: incerteza de medição e rastreabilidade), contribuindo para o desenvolvimento e inovação de produtos biotecnológicos.
Rio de Janeiro
PABX: (21) 2563-2800
Rua Santa Alexandrina, 416
Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20261-232
Campus Xerém
PABX: (21) 2679-9001
Av. Nossa Senhora das Graças, 50
Xerém - Duque de Caxias - RJ
CEP: 25250-020
Superintendência de Goiás - Surgo
PABX: (62) 3237-3500
Rua 148, s/n
Setor Sul - Goiânia - GO
CEP: 74170-110
Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
PABX: (51) 3342-1155
Av. Berlim, 627
São Geraldo - Porto Alegre - RS
CEP: 90240-581
Brasília
PABX: (61) 3340-1710
Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
Brasília - DF
CEP: 70610-410
Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY